Hoje, 27 de dezembro, Hidrolândia completa seus 62 anos de Emancipação Política, um grande passo para nossa história, mas isso não seria possível sem a grande e decisiva participação de dois filhos da terra, que hoje serão os nossos homenageados.
MANOEL CID DE SOUSA
Nasceu aos dias 21 de dezembro de 1912, em Ipueiras Redonda, Cajazeiras dos Timbó, atual Hidrolândia – CE.
Começou sua vida profissional como caixeiro viajante tornando-se posteriormente um grande comerciante na região.
Com aspirações de desenvolvimento, resolveu transferir-se para Cajazeiras em 1945.
Em 05/03/1947 casou-se com Maria Mirian Ferreira de Sousa. Dessa união nasceram sete filhos: Sandra, Sonia, Antonio Olcino, Silvio, Ciro, Solange e Joana D’arc.
Comprometido com o desenvolvimento da sua terra e Incentivado por sua esposa, ingressou na vida política.
Já eleito vereador, participou ativamente da Criação do Município de Batoque junto com o vereador eleito pelo município de Ipu, Chico Biluca e os Deputados Haroldo Martins e Abdoral Camelo Timbó.
Em 27 de dezembro de 1957 através da Lei 3.995, o município de Batoque é criado e a seu território são anexados os distritos de Irajá, Betânia e Conceição.
Após a emancipação política de Batoque o Sr. Manoel Cid continuou na vida política.
• Vereador na gestão do Prefeito Pedro Correia;
• Vereador na gestão do Prefeito Antonio Rego Filho.
Em 1967 junto com sua esposa transferiram-se para Fortaleza, para ficarem juntos aos filhos. Em 1989 sua esposa Miriam faleceu.
Continuou como ponto de referência da família Cid, ouvindo e aconselhando a quem o procurava. Foi uma pessoa respeitada por todos devido sua experiência, exemplo de vida, simpatia e amizade. Faleceu aos dias 10 de outubro de 2001.
Trabalho de Pesquisa: Profa. Fátima Chaves
Fonte de Informação: Sônia Cid (Filha)
Foto: Acervo da família
FRANCISCO COSTA MARTINS (Sr. Chico Biluca)
Filho de João Ferreira da Costa e Gonçala Rodrigues Martins da Costa.
Morou no sítio onde nasceu por algum tempo, junto com sua família (pais e irmãos) e depois mudaram –se para a Fazenda Pedreiras, Ipu – CE.
Em 1927 estabeleceram residência no pequeno Frade (atual Irajá), na época distrito de Ipu – CE e junto com os irmãos ajudavam na Loja de Tecidos pertencente a seu pai.
No Frade foi alfabetizado, junto com os irmãos e outras crianças da localidade, que ao todo somavam 64 alunos.
Em 1933, já então com 16 anos, ele e os cinco irmãos ficam órfãos de mãe.
Durante muitos anos trabalhou nas Fazendas que seu pai possuía na serra e no sertão. Foi agricultor, pecuarista e comerciante. E isso lhe rendeu experiência e conhecimento para os cargos que assumiria mais tarde em sua vida.
Casou-se com Tereza Bezerra de Menezes em 16 de abril de 1944. Dessa união nasceram seus 13 filhos: Maria Alice, Gonçala, Terezinha, Itacira, Antonio, Francisca do Carmo, Maria de Fátima, Margarida, Francisca, Eva Evany, Mirtes, Francisco José e Francisco das Chagas.
Foi um grande líder político, não só em Irajá, mas em toda Hidrolândia.
Participou ativamente do processo de Emancipação Política do distrito de Batoque (atual Hidrolândia), junto com o Sr. Manoel Cid e os deputados Haroldo Martins e Abdoral Camelo Timbó.
O Projeto de Criação do Município de Batoque com o desmembramento das terras pelo rio Acaraú foi de autoria do Sr. Chico Biluca, citado no documento como “O Grande Baluarte dessa Criação”.
Vale ressaltar que no período em que Batoque foi emancipada, o Sr. Chico Biluca era vereador eleito pela cidade de Ipu-CE, a qual Irajá pertencia. Foi o vereador mais votado, ocupando assim a Presidência da Câmara.
No dia 27 de dezembro de 1957 através da Lei 3.995, o município de Batoque é criado e a seu território são anexados os distritos de Irajá, Betânia e Conceição.
Em 05 de fevereiro de 1958, foi nomeado para Prefeito Interino o Sr. Luiz Camelo Sobrinho (Sr. Caboquinho), que assumiu apenas por 01 mês, enquanto havia eleição direta.
Pedro Correia Filho é eleito Prefeito de Batoque para o pleito de 25/03/1958 a 25/03/1962 e o Sr. Francisco Costa Martins (Chico Biluca) eleito como seu vice.
Faleceu no dia 06 de agosto de 1996, com 79 anos de idade.
Trabalho de Pesquisa: Profa. Fátima Chaves
Fonte de Informação: Chaga Biluca (Filho)
Foto: Acervo da família
Fonte de Informação: Chaga Biluca (Filho)
Foto: Acervo da família
0 comentários:
Postar um comentário