Filho de Oscar Marinho e Angélica Ericina Lima Marinho, Francisco Walter Lima Marinho nasceu no dia 04 de dezembro de 1932, em Ipu CE. Era o filho mais novo de uma família de 05 irmãos: Antonieta, Maria do Carmo, José, Francisco das Chagas e Walter. Aos 08 anos de idade ficou órfão de pai.
Iniciou seus estudos numa escolinha particular, mas devido os afazeres domésticos e por ser o filho que mais ajudava a mãe nas tarefas diárias, faltava muito a aula.
Fez o terceiro ano Primário nas Escolas Reunidas de Ipu/CE, e sua professora foi Dona Otilia. Estudou também na Escola Farias Brito em Ipu/CE.
Após a morte do pai, a família passou por muitas dificuldades financeiras e ainda criança passou a vender nas ruas da cidade e nas localidades vizinhas, palma, bolo, pão de ló e outros produtos feitos por sua mãe. Já na sua adolescência teve seu primeiro emprego: trabalhava aos sábados (dia da feira do Ipu/Ce) na loja do Sr. José Osmar, como vendedor.
Quando completou dezessete anos foi para o Rio de Janeiro, junto com alguns amigos.
No Rio de Janeiro, trabalhou em uma loja de tecidos, posteriormente em uma restaurante e bar de garçons, no bairro Botafogo. Também trabalhou em uma multinacional norte americana, chamada Sears, onde ficou na sessão masculina.
Passou 04 anos e alguns meses morando e trabalhando no Rio de Janeiro, foi um período bom em sua vida, pois com o salário que recebia ele ajudava a mãe e os irmãos no Ceará e economizava para quando retornar abrir seu próprio negócio.
Regressou ao Ceará por volta de 1950, casou-se com Adail Freitas Timbó, moça que morava em Cajazeiras dos Timbó, atual Hidrolândia e abriu uma sociedade com seu irmão Francisco das Chagas numa loja de tecidos em Ipu/Ce, mas a sociedade não lhe rendeu os resultados esperados e a sociedade foi desfeita.
O namoro com Adail Freitas Timbó, que após o casamento passou a assinar Adail Freitas Marinho, tinha iniciado antes da sua partida para o Rio de Janeiro.
Da sua união com Dona Adail nasceram 05 filhos: Walter Filho, Claudio Narcélio, Oscar, José Flavio e Francisco Alan.
O fracasso da sociedade com o irmão foi na realidade uma nova porta que se abriu em sua vida financeira, pois foi a partir dessa dissolução que O Sr. Walter Marinho veio para Hidrolândia, alugou um prédio no Mercado Público e abriu uma “Bodega”, onde vendia cereais, bebidas alcoólicas e refrescos, feito na sua casa. Com a ajuda da sogra Maria Rodrigues Freitas, esse comércio prosperou e pode até adquirir um Jipe Willes que passou a usar fazendo corridas para o povo, sendo o primeiro da localidade. Mandou também fazer umas cadeiras para montar uma escolinha particular onde Dona Adail ensinou já que a mesma havia cursado o terceiro normal em Ipú/Ce.
A convite de um dos irmãos e de um cunhado e também motivado pelo desejo de dar uma melhor educação para os filhos, foi morar em Fortaleza, lá abriu uma nova sociedade com os dois parentes. Já bem alicerçado financeiramente saiu da sociedade e junto com sua esposa Dona Adail e a sogra Maria Freitas fundou a empresa Walter Marinho LTDA, de nome fantasia Alan Boutique’ produzindo sombrinhas e quadros, e através desta empresa passou a fornecer mercadorias para os ambulantes que comercializavam de porta em porta, mais conhecidos como “Galegos”. Na busca por novidades para suprir os galegos, passou a produzir panelas e espelhos. Vale ressaltar que este foi o início dos grandes negócios da sua vida comercial e financeira, pois alguns anos depois a família tornou esse comércio a Vidraçaria Marinho e a Alumínio Marinho -Alumar em Fortaleza.
Nos início dos anos 80 do século passado, o Sr. Walter Marinho resolveu entrar para a vida política, e juntamente com sua esposa Dona Adail, voltaram para Hidrolândia se estabelecendo na Fazenda Boa Vista.
Nas eleições de 1982, foi vitorioso para o cargo de prefeito e iniciou uma nova fase em sua vida, marcada pela dedicação, cuidado e amor que tinha para com a cidade que adotou como sua, com uma administração renovadora, de grandes transformações e crescimento para Hidrolândia. Neste período de 01/01/1983 a 01/01/1989, foram construídas as escolas Adail Freitas Marinho, Prefeito Walter Marinho, Creche Eugenia Camelo Timbó, Praça da Matriz, Quadra Poliesportiva, Escolas Rurais, pavimentação na Sede e Distritos, reforma e ampliação do Hospital Público Municipal, entre outras.
Em 01/01/1993 assume novamente a prefeitura de Hidrolândia como prefeito eleito, até 01/01/1997. Nesta segunda e última gestão entre suas obras estão: construção do hospital e da praça do Distrito de Irajá, continuação da drenagem através de canais da sede e distritos, construção da praça padre Luiz Ximenes na sede, entre outras.
Após o fim do seu primeiro casamento, casou-se com Marcia Martins, com quem teve 03 filhas: Angélica, Ana Beatriz e Maria Emanuela.
Atualmente é separado da segunda esposa e reside em Hidrolândia. Apesar de ser filho do Ipú, recebeu a chave de cidadão de Hidrolândia.
VOCÊ ESTÁ EM: PRINCIPAL » HIDROLÂNDIA » Ex-prefeito, Walter Marinho comemora 87 anos de vida
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário