sábado, 26 de dezembro de 2020

Hidrolândia 63 anos de história: Priscila Maciel de França

Hoje, dia 26 de dezembro, a nossa homenagem é para uma grande mulher, que apesar de não ser filha da terra, amou a nossa Hidrolândia como se fosse sua terra Natal. Uma mulher forte, determinada, dedicada mãe, exemplar esposa e grande educadora.
Hoje lhe agradecemos, Dona Priscila Maciel de França, por que mesmo diante de tantas adversidades e desencantos a Senhora não desistiu, e nos deixou um imenso legado na Educação e na sua descendência. 

PRISCILA MACIEL DE FRANÇA

Nasceu em Fortaleza/CE, em 26 de julho de 1889, ano da Proclamação da República. Terceira filha do casal José Barbosa Maciel e Francisca Rodrigues Maciel.
Iniciou os estudos com Dona Emília do Carmo Vieira. Diplomou-se Professora pela Escola Normal Justianiano de Serpa.
“Em 1908 foi nomeada a Professora D. Priscila Maciel de França que num gesto de alta elegância e prontidão, deslocou-se de Fortaleza para Cajazeiras. Moça dotada dos mais nobres sentimentos e predicados morais. Aqui passou a residir em companhia de duas irmãs, uma viúva e a outra moça solteira de nomes: Docas e Layde.”
Dos escritos do Sr. Antenor Camelo Timbó (in memoriam), que foi um dos seus alunos.
Vale ressaltar que para Priscila Maciel de França chegar a Vila Cajazeiras ela fez o trajeto Fortaleza a Camocim, de navio e de Camocim a Cajazeiras seu meio de transporte foi o lombo de algum animal, onde passou 08 dias viajando até chegar aqui
Casou em 1912 com Luiz Gonçalves de França, mais conhecido com Luiz Teodoro e tiveram 11 filhos.

1ª Filha: Eugênia Maciel de França;
2° Filho: José Maciel de França (faleceu com 1 ano, não sabemos qual a ordem cronológica);
3° Filho: Josenias Maciel de França;
4° Filho: Oséias Maciel de França;
5° Filho: Walter Maciel de França;
6° Filho: Jairo Maciel de França;
7° Filho: Jeci Maciel de França;
8ª Filha: Neusa Maciel de França;
9° Filho: Odorico Maciel de França e 10ª Filha: Odorina Maciel de França (GÊMEOS);
11ª Filha: Berenice Maciel de França.

“Priscila Maciel de França veio para Cajazeiras em 1908. Sendo a primeira Professora Diplomada daquele povoado. Com os revezes do destino, adoeceu e foi obrigada a aposentar-se ficando nossa Terra mais uma vez sem Professora Diplomada por muitos anos.”
Dos escritos de Dona Miriam Ferreira Cid (in memoriam), que foi uma de suas alunas.
Faleceu em Hidrolândia no dia 13 de novembro de 1983, com 94 anos.
No dia 09 de agosto de 1964, em sua homenagem foi colocado seu nome em uma das Escolas Estaduais de Ensino Médio, localizada no centro da cidade de Hidrolândia. O hino da referida Escola foi feito para homenageá-la.

PRIMEIRA PROFESSORA FORMADA DE HIDROLÂNDIA

Escola Pública do ensino mixto do povoado de Cajazeiras, município de Entre – Rios, 
em 3 de junho de 1913.

ILL.mo  Snr.
Em resposta a vossa consulta, sobre o movimento da referida escola por mim regida, digo – vos o seguinte:
É mantida pelo Estado, com a qual dispende annualmente a quantia de R$ 1:120$000, sendo 1000$000 vencimentos a professora, 96$000 para aluguel de casa e 24 $ 000 para expediente.
Relativamente a matricula total no anno de 1911 foi de 31 alumnos, sendo 16 do sexo masculino e 15 do sexo feminino e cuja frequência média foi de 21 alumnos.
Relativamente a matricula total de 1912 foi de 31 alumnos, sendo 15 do sexo masculino e 16 do sexo feminino, cuja frequência média foi de 22 alumnos. 

Saúde e fraternidade.

ILL.mo Snr. Major Simão Ferreira d’Oliveira
M. D. Presidente da Camara

Priscilla Maciel de França
Professora

Trabalho de Pesquisa: Profa. Fátima Chaves;
Fonte de Informações: Ivaneuza França Ferreira (Neta);
Agradecimentos Especiais ao Professor Adler Ronni.

1 comentários:

  1. Meu nome é Francisco Alessandro de Souza Maciel, filho de Edimir Lima Maciel, neto de Jose Maciel, bisneto de Jose Barbosa Maciel, este ultimo irmão de Priscila Maciel de França.
    Se alguma pessoa que ler esta postagem me puder ajudar, estou precisando saber a data em que meu avó JOSE MACIEL casou-se com minha avô ENAH LIMA MACIEL, sei que foi no Ceara, não sei se na cidade natal dele (Quixeramobim) ou na dela (Fortaleza), estou precisando localizar o local, data e se possível o cartório, para pedir uma copia da certidão de casamento para instruir o processo de cidadania portuguesa de meu pai EDIMIR que esta com 91 e lutamos contra o tempo, para fazer esta ultima vontade de meu pai. Agradeço a todos. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir

 
Copyright © . Hidrolândia 24 Horas - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger