quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Hidrolândia 63 anos de história: Sr. Liliu e a Agência dos Correios

Residência do Sr. Liliu e onde paralelamente funcionou a
Primeira Agencia dos Correios de Hidrolândia.
Estamos na Semana do aniversário de Emancipação Política do nosso município, são 63 anos de histórias já contadas e de muitas outras ainda para contar.
Iniciando nossa jornada, hoje iremos falar um pouco de um hidrolandense que teve sua história de vida bastante entrelaçada com o progresso da nossa cidade.
Junto com um pouco da história de sua vida, está um registro histórico da sua contribuição para o engrandecimento de nossa amada Hidrolândia.

SR. LUIZ FERREIRA DE AQUINO (SR. LILIU)

Dona Anicete Ferreira e Sr. Liliu Ferreira de Aquino
Luiz Ferreira de Aquino, nasceu no dia 22 de setembro de 1894 e faleceu em 17 de fevereiro de 1979. Filho de Vicente Ferreira de Aquino e Maria Ferreira de Aquino. Casou-se com Mariana Rodrigues Ferreira (Aniceta) e tiveram 09 (nove) filhos: 

1ª. Filha: Raimunda Rodrigues Ferreira; 
2°. Filho: Vicente Rodrigues Ferreira; 
3ª. Filha: Romana Rodrigues Ferreira; 
4ª. Filha: Maria Iva Rodrigues Ferreira; 
5°. Filho: Luiz Wilson Rodrigues Ferreira; 
6ª. Filha: Maura Rodrigues Ferreira; 
7ª. Filha: Alice Rodrigues Ferreira; 
8ª. Filha: Francisca Alaíde Rodrigues Ferreira; 
9°. Filho: Edilson Rodrigues Ferreira.

Sr. Liliu como era conhecido era um homem alegre, que gostava de “prosear”, brincar e agradar a todos que o conheciam.
O Sr. Pedro Paulo Timbó (in memoriam) relatava que quando o Sr. Liliu era Agente dos Correios, mensalmente deveria ser vendido um certo total de selos e que quando este total não era atingido o Sr. Liliu levava os selos para que os comerciantes locais os comprassem, pois se o total de selos não fossem vendidos a Agência dos Correios poderia fechar. A agência dos correios funcionava em sua residência. 
Luiz Ferreira de Aquino, Sr. Liliu, nasceu em Cajazeiras, viveu intensamente em Batoque e faleceu em Hidrolândia.

INSTALLAÇÃO DA AGÊNCIA DO CORREIO DA POVOAÇÃO DE CAJAZEIRA

Na última quinzena de novembro último teve lugar a instalação da agencia postal do povoado Cajazeiras do município de Santa Quitéria, cuja solenidade foi assistida pela população local e várias pessoas gradas da vila daquele município, inclusive o coronel Adroaldo Martins de Mesquita, incumbido de fazer a instalação daquela agencia.
A população de Cajazeiras manifestou a mais intensa alegria por ver realizada uma das mais justas aspirações daquele povo laborioso e honrado, que se via privado de um meio de comunicação postal com o resto do mundo.
Tomou posse do cargo de Agente daquela repartição o Senhor Luiz Ferreira de Aquino, sendo o acto assistido pelas seguintes pessoas:
Adroaldo Martins de Mesquita, Luiz Ferreira de Aquino, Vicente de Paiva Timbó, juiz de Paz, Paulo Timbó, Subdelegado de Polícia: Vicente Ferreira de Souza, João Baptista Lima, Antonio Timbó de Paiva, Melcíades Rodrigues de Souza, Thomaz Catunda, Vicente Camelo Ferreira, Manoel Agustinho de Souza, Gustavo Pereira Martins, Raymundo Pereira Souza, Antenor Camello Timbó, Archimedes Sipaúba Timbo, João Ribeiro de Farias, Porphirio Camello Ferreira, Manoel Mourão de Aquino, João Jorge Damasceno, Nelson Mesquita, Luiz Mourão de Aquino, José Felix Xavier, Quirino Rodrigues, Jose Camello Conrado, Jose Camelo Pereira, João Bandeira Filho, Francisco Sobrinho Souza, Luiz Gonçalves de França, Mauricio Ferreira Senna, Milton Ribeiro de Farias, Francisco Pereira de Paiva, Francisco Bandeira de Mello, Antonio Camello Timbo, Horácio Victorino de Souza, Domingos Symplicio de Farias, João de Oliveira Malta, Antonio Mello de Souza, Antonio Joaquim Pereira, Vicente Pereira de Freitas, Mariana Rodrigues de Aquino, Antonio Rodrigues Sobrinho, Raymundo Marques de Negreiros, Raimundo Rodrigues Magalhães, Mariana Rodrigues de Aquino, Maria Sabino de Souza, Anna Camello de Paiva, Marieta Camello Timbó, Victalina Camello Maciel, Camello Timbó, Eugenia Maciel de França, Rosalia Nogueira Souza, Maria Martins Pereira, Veronica Rodrigues, Francisca, Maria Martins, Luiza Marques de Negreiros, Rosa Marques de Negreiros, Eulalia Marques de Negreiros, Eulalia Camelo Timbó, Antonia Camelo Timbó e Marianna Timbó.

Trabalho de Pesquisa: Profa. Fátima Chaves;
Fonte de Informações: Ivaneuza França Ferreira (Neta);
Fonte de Pesquisa: Portal da História do Ceará (portal.ceara.pro.br);
Agradecimentos Especiais ao amigo Aécio Timbó.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © . Hidrolândia 24 Horas - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger